COM QUE FREQUÊNCIA TREINAR O ABDÔMEN


 Entre todos os grupos musculares, o abdominal é com certeza  o mais desejado entre os homens e até por algumas mulheres. Podemos dizer que esse é o músculo mais treinado nas academias, de maneira direta e indireta. Podemos perceber que a busca pela melhora do abdômen, é infinita, por mais definido que esteja o praticante sempre vai buscar, melhorar os resultados na região abdominal. Isso acontece por que o abdômen, define se sua aparência estética está boa ou não. Para conseguir o abdomên tão sonhado, é fundamental saber treina-lo para conseguir bons resultados. Diferente do que muitos pensam, o abdômen também precisa de cuidados especiais para si. Muitas pessoas acham  fazer exercícios abdominais convencionais todos os dias após o treino, é suficiente para conseguir trincar a barriga, e com isso acaba negligenciando fatores importantes como descanso e variação no treino.


O ABDÔMEN ESTÁ NO CENTRO DO CORPO


O abdômen está localizado na região média do tronco prolongando-se até o final do mesmo, este grupamento é conhecido como "centro", pois proporciona uma estabilização do corpo humano em geral. Ao lado dos músculos lombares, o abdômen é requerido em quase todos estados físicos em que nos encontramos. Sem a força do abdômen, não conseguiríamos  manter o tronco totalmente ereto. O abdômen é composto pelo reto abdominal, oblíquos, transversos, e popularmente definido por abdômen infra, supra e oblíquos, apesar da sua pouca quantidade de músculos o grupamento muscular abdominal é extenso. O abdômen ainda possui em sua composição, fibras tipo vermelha, relacionadas com o trabalho de longa duração. Porém, algumas poucas fibras do tipo branca também estão presentes nesse músculo.

 ABDÔMEN: UM MÚSCULO DIFERENTE A SER TREINADO


 Cada grupo muscular necessita de protocolos específicos frente as suas condições. O abdômen não é diferente, seu posicionamento, quanto suas fibras o tornam um músculo diferente de todos os outros. Em primeiro lugar , o abdômen bastante vascularizado e extremamente rico em fibras vermelhas. Isso o torna um músculo  mais de resistência do que de força. Porém o treinamento de força é um fator importante a ser adicionado no treinamento de abdômen, treinos um pouco mais volumosos ou até com um número maior de repetições pode ser mais interessante. O ideal é mesclar entre força e volume. Procure manter entre 15-20 repetições nos exercícios mais intensos e reservar um exercício para fadigar o abdômen com um número elevado de repetições. O abdômen é um músculo onde praticamente é ativado por completo com a maioria dos exercícios para o mesmo. Dificilmente não recrutarmos a parte superior do abdômen ou mesmo a oblíqua com elevações de pernas, apesar do enfoque do exercício ser a parte inferior do abdômen. Portanto, não é necessário uma gama imensa de exercícios abdominais achando que o enfoque em determinada região não solicita também outras regiões. O abdômen é um músculo sinérgico a outros grupamentos. Por isso lembre-se que você  o recruta em vários exercícios, sendo desnecessário e prejudicial treina-los todos os dias. Treine abdominal três vezes por semana, reserve um dia para um treino mais intenso e dois para treinos menos intensos. Isso é o suficiente para você trincar seu abdômen.

MÉTODOS MAIS VOLUMOSOS OU MENOS VOLUMOSOS?

 Há quem referencia o treinamento abdominal como necessariamente volumoso. O mestre Arnold costumava realizar 5 ou 6 exercícios de 5 ou 6 série variando entre 20-50 repetições . Ele fazia isso pelo menos 4 vezes semanais. Já outras fontes como Skip LA Cour defendem a prática de não mais de 2 vezes semanais com um ou dois exercícios apenas. Na verdade os dois métodos possuem bons resultados. E isso se deve a inúmeros fatores, como a utilização ou não de ergogênicos hormonais, o que dificilmente faz com que um indivíduo sofra pelo excesso de treinamento, a dieta e a quantidade dos macronutientes nela presentes, a divisão e método do treinamento utilizados e etc. Mas o ideal para você que está na duvida de qual intensidade melhor usar em seu treinamento, certamente três dias por semana variando entre treino intenso e menos intenso é o ideal para você sempre variando o treino e intercalando os dias, para o músculo ganhar o descanso necessário. Lembramos que cada pessoa possui um biotipo diferente, cada indivíduo pode ter seu treino ideal, por isso recomendamos essa média de treinos que beneficia qualquer biotipo. E no mais, cada praticante com o passar do tempo vai conhecendo melhor seu corpo e adaptando um treino ideal para si.








Comente com Blogger:
ou
Comente com Google+

Nenhum comentário :