
Alguns erros poder fazer com que o seu desempenho seja prejudicado. Veja alguns dele:
Treinar sempre em pirâmide: Ele é um treino eficaz, porem para alguns casos e está longe de ser um treino para ser mantido por muito tempo. Geralmente nas primeiras séries, acabamos utilizando cargas que nos possibilitam completar as repetições estabelecidas, porém, se nos esforçarmos conseguimos executar mais do que as 12 repetições exigidas na primeira série, mais não é o que acontece. Além disso, quando chegamos nas séries consideradas “pesadas”, já estamos fadigados e não conseguimos aproveitar ao máximo o exercício, principalmente se estivermos falando de exercícios compostos como remadas, onde os bíceps normalmente acabam por entrar em fadiga antes dos dorsais.
Para que você possa aproveitar melhor os ganhos desse exercício, estabeleça médias de repetições e vai progressivamente aumentando ou diminuindo (no caso de pirâmides inversas) a carga. Por exemplo, podemos delimitar que na primeira série utilizaremos carga apenas para realizar de 10-15 repetições, sendo esse espaço de repetições relativamente grande para então nos possibilitar chegar ao máximo de falha. Progressivamente então, por exemplo, na segunda série, poderíamos utilizar repetições entre 8-12, na terceira 6-10 e assim por diante.
Negligenciar o agachamento livre: Muitas pessoas acabam negligenciando o agachamento livre por diversos motivos, como a Preguiça, medo, falta de disposição ou até mesmo por alguma restrição médica. Com exceção do último caso, não vejo nenhum dos outros como justificáveis, aliás, vejo-os não só como um grande empecilho em seu desenvolvimento, mas, principalmente uma falta de comprometimento consigo mesmo.
Se você busca resultados em uma academia, deve deixar de lado seu ego, deve deixar de lado suas preferências e deve começar a fazer o que é necessário fazer e, só você pode fazer!
Por que na maioria das academias é praticamente nulo o número de homens no agachamento livre? De maneira paradoxal, os que lá estão geralmente são os que têm melhor físico. O resto prefere Smith, Hacks ou se quer treinam pernas.
O agachamento livre é um exercício extremamente eficaz não somente para construir ótimos membros inferiores, mas para construir um corpo muito bom. Isso porque, além de ser um exercício composto que recruta membros inferiores principalmente, mas também os inferiores como os dorsais, que devem estar contraídos, o abdome, a região lombar e até mesmo os braços, para estabilizar a barra, ele ainda pode auxiliar no incremento de testosterona durante o treinamento, assim como outros exercícios pesados.
O agachamento livre ainda confere uma melhora no sistema neuromotor, resultando em um melhor desempenho nos outros exercícios também. Portanto, se você está negligenciando o agachamento livre e deixando de ter resultados, é recomendável você rever seus conceitos e sua rotina
Ser cético demais e utilizar os mesmos exercícios: Muitos sempre estão realizando o mesmo número de repetições, nos mesmos exercícios, na mesma seqüência, no mesmo dia, da mesma forma e, novamente se importando apenas em aumentar o peso. Esses indivíduos na maioria dos casos possuem um belo de um preconceito com muitos exercícios e deixam de obter ótimos ganhos justamente pelo fato de não tentarem ou preferirem o excesso de carga à dificuldade de execução.
Os erros podem acabar prejudicando o seu desenvolvimento na academia. Por isso é importante prestar atenção quando for executar o exercício e ter sempre a ajuda de um profissional da educação física para ajustar o seu treino conforme a sua evolução
Nenhum comentário :