
Nos equipamentos fixos, geralmente é mais difícil de errar, eles funcionam como um guia, colocando você na posição correta, facilitando a execução do exercício. Nos pesos livres o praticante já necessita de uma noção maior de como realizar o exercício. Nos pesos livres a probabilidade de sofrer lesões é maior.
Exercício com pesos livres, geralmente é realizado por praticantes com maior experiência na musculação. O principal fator dos exercícios com pesos livres, é a realização dos movimentos de maneira correta, por isso quando for realizar exercícios como halteres, a ajuda de um profissional ou de um parceiro de treino, isso irá diminuir o risco de lesões. As vantagens tiradas do exercício com peso livre (quando realizado corretamente), são muito maiores do que as com exercícios com aparelhos fixos, principalmente quando se está pensando em desenvolver mais de um músculo, e, ainda perder gordura corporal.
Exercícios com pesos livres permitem que o praticante trabalhe melhor a amplitude dos movimentos. Além disso os músculos estabilizadores também serão trabalhados, já às máquinas, isolam o músculo a ser trabalhado e só desenvolvem aquele músculo desenvolvendo uma parte do corpo de cada vez. Devido aos vários músculos trabalhados durante o treino com pesos livres, o gasto energético é muito maior, possibilitando que o praticante trabalhe mais do que um músculo por exercício e ainda perca gordura durante o exercício. Por utilizar mais músculos, os pesos livres são indicados para atletas de várias modalidades esportivas diferentes, não somente para praticantes de musculação. O exercício com peso livre melhora a condição física, melhorando a performance de atletas durante seus treinos e atividades esportivas.

E como dito anteriormente a maior desvantagem quando se pratica com pesos livres, são mesmo as lesões. As maquinas são mais eficientes para pessoas que tem um determinado músculo mais fraco no corpo e precisam trabalha-lo isoladamente. O ganho muscular em aparelhos também é um pouco maior do que em pesos livres, entretanto é possível ganhar massa em ambos. Trabalhar o músculo isoladamente facilita o ganho de massa, pois assim você pode trabalhar com cargas mais altas.
Os dois métodos de treinamento, com pesos livres e no aparelho, são excelentes, mas cada um tem suas vantagens e desvantagens, cada pessoa tem que escolher seu método de treino, de acordo com o seu objetivo. Quando você quiser desenvolver um músculo especifico o treinamento com aparelhos é mais indicado. Entretanto, se o objetivo é melhorar o condicionamento físico, perder peso e desenvolver, os pesos livres são a melhor opção.
Bom Treino!
Nenhum comentário :