Alongamento é a causa de muitas dúvidas e questionamentos no mundo do esporte. E essas dúvidas se justificam pois o alongamento é uma pratica mais complexa do que parece. Aqui vamos demonstrar alguns tipos de alongamento e tirar algumas dúvidas.
FLEXIBILIDADE E ALONGAMENTO
Flexibilidade é uma capacidade física no qual os tecidos corporais conseguem esticar sem sofrer danos ou
lesões. Já alongamento é o exercício que é feito para que se “melhore” sua flexibilidade.
ALONGAMENTO ESTÁTICO A principal caracteristica do alongamento estatico é o relaxamento da musculatura utilizada, é feito geralmente em tempos curtos de 15″ até 30″. É muito importante lembrar que esse alongamento NÃO previne lesões.
ALONGAMENTO PLÁSTICO O alongamento plástico tem como principal característica “modificar” a musculatura, para que assim se possa melhorar a condição de flexibilidade da musculatura utilizada. É utilizada com uma “insistência” de força e acima de 30″, podendo chegar até em 1′. É muito importante lembrar que esse tipo de alongamento também não previne lesões.
QUAL DELES DEVEM SER UTILIZADOS?
Depende do seu objetivo, Se espera uma melhora na flexibilidade deverá utlizar o alongamento plástic, á se seu objetivo for somente o “relaxamento” da musculatura, o alongamento elástico é a opção mais indicada.
POSSO ALONGAR ANTES OU DEPOIS DE TREINAR MUSCULAÇÃO?
Eu não aconselharia, principalmente se seu objetivo for a melhora da flexibilidade e pretenda adotar o método plástico como opção; As fibras musculares podem sofrer micro lesões durante o alongamento, e durante o treino de musculação você pode acabar sofrendo alguma lesão mais grave.
COMO TREINAR ENTÃO?
Procure utilizar o alongamento plástico em dias os quais você não ativará a musculatura desejada, exemplo: alongamento de bíceps braquial, enquanto você esta treinando membros inferiores; Mas tome muito cuidado com a musculatura trabalhada no dia anterior, para que não machuque ainda mais as fibras já micro lesionadas. O alongamento elástico como vemos no dia a dia da musculação, pode ser utilizado sem muitos problemas, desde que não haja uma força “demasiada” durante o alongamento.
Autor: Prof. ESP Christiano Netto
Cref 081872-G / SP
Nenhum comentário :