EXERCICIO CARDIOVASCULAR

Exercício Cardiovascular + Musculação + Dieta: A trilogia indispensável para uma boa forma física. Estes três fatores devem estar presentes no seu a dia, sendo todos eles de elevada importância. Não querendo menosprezar o exercício físico, não há desporto que lhe valha sem uma alimentação saudável. É impossível emagrecer se ingere mais calorias do que aquelas que o seu corpo queima. Para emagrecer, tem de estar em défice calórico; depois, é necessário ensinar o corpo a utilizar a gordura corporal como fonte de energia. É aqui que entra a importância do exercício cardiovascular.


O que é o exercício cardivascular?

É o tipo de exercício físico que mantém a pulsação cardíaca e a respiração elevadas de forma constante durante a sua prática - correr, nadar, andar rápido, andar de bicicleta, remo, etc. A prática destes exercícios vai fazer com que o corpo aprenda a utilizar a gordura como fonte de energia, aumentando significativamente o metabolismo.

Estes exercícios físicos têm uma importância que vai muito para além da forma física, sendo também indispensáveis para a saúde e coração. A não-prática de exercício físico está associada a inúmeras doenças e morte prematura. Quer melhor razão para calçar um par de tênis?

Se fizer exercício cardiovascular, emagreço?
 O exercício físico vai naturalmente acelerar o metabolismo, mas isso não é desculpa para comer mais do que devia. Qualquer excesso será convertido em gordura. A ideia é que o corpo vá buscar energia à gordura corporal, não aos seus excessos na alimentação.
Não espere, naturalmente, resultados do dia para a noite. O emagrecimento de forma saudável é um processo lento, que requer muita dedicação e força de vontade.


 Não acredite, nem se deixe entusiasmar por revistas que apresentam dietas ou planos de treino de "como emagrecer 6 kilos num mês." Esses títulos são apelativos e os autores sabem disso. A sua intenção é vender, nada mais que isso. Lembre-se que cada corpo, metabolismo e organismo são diferentes. Os resultados variam de pessoa para pessoa, indepentemente do treino e alimentação serem iguais. Treine apenas com um compromisso consigo mesmo, não com promessas de marketing.



O exercício cardiovascular é suficiente?

Tecnicamente é suficiente... mas não para aquilo que consideramos um bom corpo. A prática de exercício cardiovascular, infelizmente, não ataca apenas os depósitos de gordura; parte da nossa massa magra (músculo) também é desgastada. Se não realizar exercícios de tonificação muscular, o seu corpo ficará flácido. Por isso, é importante conjugar o exercício cardiovascular com musculação, bem como uma alimentação rica em proteínas. Não se preocupe, porque não é por levantar alguns pesos que vai ficar como o Schwarzenegger. Como poderá ver em postagens futuras, para isso seriam necessários anos de trabalho e toneladas e peso levantadas. Flexões, elevações, exercícios abdominais, agachamentos, são exercícios que pode realizar sem recorrer a um ginásio.

Começe já hoje a correr... e a trabalhar os músculos!

O exercício cardiovascular deve ser realizado 3 a 5 vezes por semana num período nunca inferior a 50 minutos. Se não costuma fazer exercício, comece com uma corridas ligeiras, uns passeios rápidos, etc. A melhor maneira para emagrecer é realizar o trabalho muscular primeiro e o exercício cardiovascular depois. Na musculação é necessário um esforço muito maior do que, por exemplo, na corrida. O ideal é fazer com que a sua refeição antes do treino sirva de energia para os músculos. Assim, quando for correr, o seu corpo estará apenas a trabalhar nos depósitos de gordura. Se ainda tiver glicogénio (energia sob a forma de calorias ingeridas) no organismo, o seu corpo estará a queimar os alimentos que ingeriu antes de começar a queimar a gordura corporal.

Desta forma, o ideal é realizar primeiro um trabalho muscular de 30/45 minutos, seguido de uma corrida de 30 minutos. Pode optar por correr durante toda a sessão de treino, mas com a musculação tem o bónus de ganhar músculo. Além disso, a musculação eleva o metabolismo basal (utilização de calorias durante a fase de repouso) muito mais do que o exercício cardiovascular. Conjugue os 2 e consiga uma excelente forma física!

Fonte: Heavy Health
Comente com Blogger:
ou
Comente com Google+

Nenhum comentário :