
O estudo confirma suspeitas de que o consumo de alimentos ricos em potássio, por parte de vegetarianos e algumas populações isoladas, seja responsável pela baixa incidência de doenças cardíacas nos indivíduos destes grupos. Nas populações que tem dietas ricas em potássio e pobres em sódio a hipertensão atinge apenas 1% da população.
O potássio também é um dos principais responsáveis por equilibrar os fluidos em todas as células do corpo. Além disso, atua na transmissão dos impulsos nervosos e na contração muscular.
A quantidade de potássio recomendada para um adulto é de 4,7 miligramas por dia. As pessoas que têm uma alimentação saudável geralmente atendem a essa necessidade naturalmente, mas quem ingere muitos alimentos industrializados tende a ter carência do mineral. Tal deficiência pode causar elevação da pressão sanguínea e cãibras musculares. Além disso, a falta de potássio é associada ao risco de hipertensão, doenças cardíacas, artrite, câncer, problemas digestivos e infertilidade.
Para praticantes de atividades físicas é ideal a ingestão de quantidade satisfatoria de potássio, pois durante os treinos muitos minerais são perdidos com o suor do atleta.
Se houver deficiência de potássio, pode haver queda no desempenho devido a cãibras, fraqueza e fadiga.Uma boa dica é consumir isotônicos, suplementos ricos em potássio ou multivitaminicos.
Conheça 10 alimentos que contem potássio e suas quantidades.
2. Molho de tomate (1 xícara) – 811 mg
3. Feijão branco (1/2 xícara) – 595mg
4. Batata doce (média) – 542 mg
5. Abacate (metade) – 507 mg
6. Leite de cabra (1 xícara) – 498 mg
7. Soja (1/2 xícara) – 485 mg
8. Beterraba (1 xícara/ralada) – 442 mg
9. Damasco (1 xícara/fatiado) – 427 mg
10. Tomate (1 xícara/ fatiado) – 427 mg
11. Banana (média) – 422 mg
Nenhum comentário :