
A bata-doce (Ipomoea batatas) é a raiz de uma planta rasteira, nativa do continente americano.
O baixo consumo da mesma se dá pelo própio nome "Batata-doce". A maioria das pessoas pensam: "Não vou consumir porque é doce e engorda mais do que a batata inglesa. " Puro engano, á bata-doce é conhecida como batata dos diabéticos justamente pelo baixo índice glicêmico.
Então vamos lá, o que seria índice o glicêmico?
Índice Glicêmico é o impacto de um carboidrato nos níveis sanguíneos de insulina.
Logo, o consumo de alimentos com alto índice glicêmico = aumento da insulina, eo consumo de alimentos com baixo índice glicêmico = diminuição dos níveis regulados da insulina. O índice glicêmico da batata-doce é 44, o que pode ser considerado baixo comparando-se com o arroz branco que é 64 ou com pão branco que é 71.
Um alimenta que tenha o seu índice glicêmico baixo vai fornecer a energia necessária para o seu organismo por todo o período de treino e você conseguirá realizar todo o seu treino sem ter queda de energia, tonturas e sensação de desmaio.
Agora se você consumir um alimento com um alto índice glicêmico pode acontecer um pico de insulina no seu organismo.
A glicemia (açúcar no sangue) sobe abruptamente e o organismo para compensar acaba produzindo muita insulina. Essa insulina. Essa insulina reduz rapidamente os níveis de glicose no sangue baixando além do normal e você tem a chamada hipoglicemia reativa ao alimento, se alimentou antes de treinar e mesmo assim tem tontura e sensação de desmaio durante o treino.
A batata-doce se torna ideal para ser consumida como fonte de carboidratos durante o dia e principalmente entre 1 e 2 horas antes de uma sessão de trinamento, ofertando energia para todo o período de treino. Para quem deseja manter sua musculatura após um treinamento pesado deve consumira a batata-doce de 1 á 2 horas no pós-treino associado a uma proteína de rápida absorção.
Sem dúvida a batata-doce é um dos alimentos fonte de carboidratos prediletos dos praticantes de atividade-física, principalmente na musculação. Ela está sempre presente no cardápio da maioria dos praticantes.
De nada adianta treinar e comer batata-doce se as refeições ao longo do dia não fornecem ao organismo vitaminas e minerais necessários para a sinergia, absorção e utilização correta de todos os nutrientes.
Cada organismo é único e deve ser avaliado por um profissional especializado que irá montar um cronogramna específico para suas nessecidades.
Lembre-se, seja regrado! O seu sucesso depende de uma rotina de exercícios físicos, dieta e acompanhamento médico.
Por Dra Karoline Pereira Silva CRN -3 17553
Nutricionista Funcional Clínica e Esportiva
Nenhum comentário :